Sem categoria

Mercado de locação de máquinas florestais aumenta a demanda de produção papel e celulose.

Admin - junho 21, 2021

A depender do tipo de maquinário, quantidade de ativos locados e também do modo de operação, a economia de recursos pode chegar a até 25%

A alta demanda por papel e celulose, registrada por empresas do setor nos últimos meses, está movimentando o mercado de locação de máquinas florestais. Isso porque, a opção por terceirizar esses ativos pode ser mais econômica, se comparada aos custos de aquisição. A economia de recursos pode chegar a até 25%, de acordo com estimativa da Unidas Frotas, considerando um contrato de 48 meses. Tudo depende do tipo de maquinário, quantidade de itens locados e também do modo de operação.

Conforme explica o engenheiro mecânico Fernando Menezes, gerente comercial de Pesados da Unidas Frotas, o segmento florestal é de grande importância para economia brasileira e está bem aquecido. “Há grande demanda dos grandes fabricantes de papel e celulose, que estão buscando o processo de locação para poderem direcionar seus recursos financeiros para investimento em fábricas e estruturação de novos polos, o que está movimentando o mercado de terceirização”, relata.

As vendas de máquinas e equipamentos somaram, no acumulado de 2020, R$ 144,5 bilhões, resultado 5,1% superior ao apurado em 2019. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). Segundo a entidade, os maquinários para bens de consumo, em especial as para madeira, estão entre as que mais puxaram esse crescimento. Da mesma forma, acompanhando esse movimento, o número de adeptos à terceirização de veículos e equipamentos pesados vem aumentando gradativamente.

Crédito imagem: John Deere

Por que terceirizar?

A seguir listamos algumas das vantagens da terceirização que são aplicáveis tanto para o setor florestal como para outros nichos. Entre eles sucroalcooleiro, industrial, rodoviário, construção, eletricitários, saneamento, mineração e agronegócio. Confira:

  • Previsibilidade orçamentária;
  • Flexibilidade no aumento da frota;
  • Centralização do controle da frota;
  • Menor uso de limites de créditos bancários com aquisição de frota;
  • Redução da carga tributária na apuração do Imposto de Renda;
  • Aumento do índice de liquidez da empresa, não sendo necessária a imobilização de capital;
  • Redução de encargos trabalhistas;
  • Vantagens Fiscais.
Crédito imagem: Ponsse

Locação de máquinas no segmento florestal: conheça as particularidades

É fato que cada segmento e empresa possuem suas particularidades e é por isso que cada projeto de terceirização feito pela Unidas Frotas é único e personalizado. Porém, no geral, para o setor florestal, podem ser locadas máquinas destinadas a transporte, colheita, silvicultura e manutenção de estradas. Entre os modelos mais utilizados no segmento estão:

Escavadeira Hidráulica: utilizada para o carregamento no transporte florestal e também em projetos de malhas viárias;

Harvester: é utilizada para executar várias operações, como corte de árvore, derrubada, desgalhamento e descascamento;

Forwarder: é utilizada para remoção das toras. Desloca-se sobre a camada de resíduos (galhos, cascas e folhas) deixadas pelo Harvester, durante a operação de processamento;

Trator florestal: equipamento multi função. É necessário que esteja preparado com pneus e as devidas proteções florestais. Pode ser utilizado na silvicultura, no preparo de solo, malha viária florestal, suporte aos caminhões no transporte de madeira.

Já citamos os benefícios gerais da terceirização de veículos e equipamentos pesados, que são aplicáveis nos demais setores.

No entanto, a locação de máquinas no segmento florestal também apresenta alguns benefícios característicos do setor, são eles:

  • Aumento da produção média e da produtividade do maquinário: veículos desse tipo costumam ficar imobilizados por 72 meses no caso de compra. Sendo que, após os primeiros 48 meses de uso, ele deixa de ter boa disponibilidade mecânica. Isso acarreta em maiores custos de manutenção e consequentemente menor produtividade. Por outro lado, no caso da locação, o tempo de contrato costuma ser de 48 meses. Garantindo, assim, que a utilização da mesma seja mais produtiva. Percentualmente, de acordo com estudos realizados pela Unidas Frotas, um equipamento utilizado por apenas 48 meses tem produtividade média de 87%. Enquanto um utilizado pelo dobro do tempo de 75%. Isso pode representar ganho de aproximadamente 1 mês e meio por ano.

  • Maior segurança na rotina produtiva e redução de problemas de ergonomia do trabalho: a demanda crescente por produtos originados a partir da extração florestal tem feito com que os equipamentos fiquem cada vez mais tecnológicos e modernos. Dessa forma, veículos e equipamentos tornam o trabalho humano menos pesado. Com a locação, esse item é ainda mais visível. Isso porque os equipamentos estão sempre em bom estado de conservação e supervisionados pela gestora da frota.
  • Maior foco no negócio para a empresa contratante: ao deixar com a Unidas Frotas a locação e gestão da frota, as empresas têm mais tempo para focar em seu core business, já que deixam de se preocupar com a sua frota.

Crédito imagem: Komatsu

Para ajudar o cliente a entender se a locação é uma boa opção para o seu negócio, a Unidas Frotas possui um diferencial importante para este momento de pesquisa. Os consultores da empresa estão à disposição para fazer um estudo personalizado. E, então, mostrar a viabilidade da locação para cada caso. Desta forma, é possível compreender melhor a necessidade de cada cliente e realizar um pacote customizado.

Conte com especialistas em terceirização de veículos e equipamentos pesados!

Há quase 50 anos, a Unidas Frotas oferece soluções completas para seus clientes, com a locação e gestão de frotas. Dentro desse contexto, oferecemos praticidade e comodidade em diferentes áreas de atuação. A transparência, excelência e qualidade de nossos serviços ajudaram a construir parcerias de longo prazo. Assim sendo, planejamos estratégias e prestamos consultoria de acordo com a necessidade de cada empreendimento. Para isso, contamos com uma excelente estrutura, capaz de atender empresas de pequeno, médio e grande portes.

Acompanhe nosso blog e nos siga em nossas redes sociais.

Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar proposta para a minha empresa

Fale Conosco

Protegemos sua privacidade: não utilizamos seus dados para enviar qualquer tipo de SPAM.

Locação e Vendas

0800 717 2020

Atendimento ao Cliente

0800 600 6876