Sem categoria

Conheça os benefícios da locação de veículos para o setor agropecuário

Admin - junho 30, 2021

Para acompanhar o crescimento constante do setor, gestores de cooperativas agrícolas, empresas de sementes e fertilizantes e até mesmo produtores rurais estão sempre buscando alternativas vantajosas para suprir as demandas diárias de transporte e mobilidade dentro e fora de suas propriedades. Neste cenário, a locação de veículos para atividades ligadas à agropecuária tem se destacado como uma alternativa vantajosa, já que oferece diversos benefícios, como custo mais atrativo, se comparado com a compra de frotas para essa finalidade. 

Confira alguns dados do setor agropecuário:

  1. Pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estimam um crescimento de 2,2% do agronegócio para este ano, com base nas estimativas do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
  2. Segundo levantamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) de maio deste ano chegou a R$ 1,11 trilhão. O total é 11,8% superior ao obtido no mesmo período do ano anterior. A alta no valor ocorreu por conta da contribuição da produção de arroz, milho, soja e carne bovina.

Os veículos leves mais locados para realização de atividades ligadas ao agronegócio estão divididos entre picapes leves e pesadas. Os carros atendem engenheiros, vendedores e profissionais técnicos para a realização de visitas em fazendas e plantações, por exemplo, e por conta disso, precisam ser mais robustos, e demandam cuidados frequentes com manutenção. Assim, a maior segurança e confiabilidade na realização de reparos corretivos e preventivos é outro diferencial da locação de frotas.

“Quando falamos do segmento de agronegócio, automaticamente vem a imagem de máquinas, equipamentos e veículos leves, como picapes, por exemplo. O mix não para por aí, temos terceirizado frotas para empresas deste setor que vão desde carros populares, passando por frota executive e chegando até às picapes pesadas”. É o que explica o Head Comercial de veículos leves da Unidas Frotas, especialista em gestão e terceirização de frotas, Andre Scotti.

Quais veículos podem ser locados para o setor agropecuário?

A locação de frotas leves da Unidas Frotas compreende carros populares, picapes leves, médias e pesadas, e até carros executivos. Empresas de todos setores e portes podem terceirizar sua frota a partir de um veículo, desde que possuam um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Entre os veículos mais locados para o agro estão:

Picapes leves:

  • Fiat Strada;
  • Saveiro, da Volkswagen;
  • Montana, da Chevrolet. 
Créditos: Divulgação VW

Picapes pesadas:

  • Toyota Hilux;
  • Chevrolet S10;
  • Volkswagen Amarok. 

Quais os benefícios da locação de veículos para atividades ligadas ao agronegócio?

  • Cross Selling com frotas pesadas: ao terceirizar os veículos, além de todos os benefícios inclusos, há também a possibilidade de um cross selling com equipamentos pesados. Ou seja, é possível também renovar a sua frota de caminhões, máquinas agrícolas, entre outros, com preços mais atrativos. 
  • Reduzir custos, otimizar operações e equilibrar o caixa:  a Unidas Frotas tem feito inúmeros negócios com empresas do setor, que venderam seus ativos e optaram pela terceirização de frotas leves e pesadas para reduzir custos, otimizar suas operações e equilibrar seu caixa. “É bastante comum comprarmos a frota do cliente, isso facilita muito todo o processo trazendo segurança, comodidade e agilidade nesta operação. Somos uma empresa One Stop Solution em mobilidade, e por conta disso, passamos a ser referência principalmente no agronegócio”, ressalta Scotti.

  • Manutenção preventiva e corretiva: ao optar pela locação com manutenção, a empresa responsável pelo serviço também oferece cuidados preventivos e corretivos, troca de pneus, serviços de guincho, carro reserva e assistência 24h em caso de roubos e sinistros.
  • Não mobilização do capital: um dos pontos positivos ao terceirizar a frota de leves é não precisar mobilizar capital de giro com a aquisição de bens, destinando o dinheiro para outros investimentos. Outro benefício, além da economia, é a previsibilidade de caixa, uma vez que o cliente paga um valor fixo, sem surpresas no fim do mês, e ainda não precisa comprometer crédito com financiamentos e juros altos para comprar novos ativos.
  • Foco no negócio: ao terceirizar a frota, as empresas podem manter foco total no seu core business, deixando a gestão para uma especialista como a Unidas Frotas. Desta forma, empresas do setor agrícola conseguem direcionar seus recursos para o crescimento e inovação do seu negócio, como, por exemplo, em tecnologias que aumentem a produção por hectare.
  • Redução de acidentes: um condutor que dirige de forma agressiva, além de colocar a sua vida e a de terceiros em risco, gasta mais combustível e ainda compromete os componentes do carro, como pneus e freios. “Por meio do sistema da Unidas Frotas , atrelado a telemetria, é possível realizar medições sobre como os condutores estão se comportando no volante. Com os dados coletados, a companhia alerta os clientes sobre possíveis desvios de conduta para que sejam tomadas medidas preventivas, a fim de evitar acidentes ou prejuízos financeiros. Ao melhorar a segurança, as reduções de custos são consequência”, enfatiza Scotti. 
  • Consultoria especializada: o cliente interessado na locação de veículos pode contar com uma consultoria especializada, em que recebe um estudo econômico robusto, indicando as condições de rodagem, tempo médio de utilização e qual o veículo mais apropriado para a sua operação e região. A partir disso, é calculado o percentual de redução de custos, para que a empresa contratante possa mensurar a economia ao aderir à modalidade.

Para entender melhor sobre como funciona a terceirização de veículos leves, clique aqui

Conheça a Unidas Frotas!

A Unidas Frotas é uma empresa One Stop Solution em questão de mobilidade, já que é especialista na locação, gestão, manutenção e operação de frotas leves e pesadas. Um dos destaques da companhia é justamente a atuação no agronegócio, com parcerias de destaque com empresas como Raízen, BP Bunge, entre outros.

Para saber mais, continue acompanhando nosso blog e nos siga em nossas redes sociais.

Foto destaque: Divulgação Toyota

Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar proposta para a minha empresa

Fale Conosco

Protegemos sua privacidade: não utilizamos seus dados para enviar qualquer tipo de SPAM.

Locação e Vendas

0800 717 2020

Atendimento ao Cliente

0800 600 6876