Terceirização de Frotas

Financiamento ou aluguel de veículos: qual a melhor opção?

Admin - janeiro 19, 2021

Entre o financiamento e aluguel de veículos, qual é a melhor opção para reduzir custos e otimizar os recursos de uma empresa? No momento de tomar essa decisão é importante pesar na balança todas as opções, vantagens e desvantagens. A seguir reunimos algumas informações sobre as duas modalidades. Desta forma, será possível contribuir para uma visão mais ampla ao realizar investimentos em sua companhia. Confira!

Financiamento de veículos

Ao financiar uma frota própria de veículos, é importante levar em consideração as diversas responsabilidades e custos que o ato engloba. Nesse modelo, todo o processo de manutenção e gestão são deveres da empresa. Sendo assim, os seguintes itens devem ser considerados:

  • Manutenção: em estradas mal conservadas é necessário que o proprietário esteja atento à realização de revisões periódicas. Algumas empresas realizam essa função mensalmente. Aqui, itens como pneus, suspensão e embreagem acabam sofrendo as consequências pelo uso crítico e exigem a realização de manutenção para garantia do funcionamento adequado, o que acaba consumindo recursos da empresa.
  • Desgaste: em relação ao financiamento de veículos, um dos pontos mais negativos é o desgaste por conta do tempo de uso, o que vai exigir investimentos significativos para a renovação da frota.
  • Benefícios e custo benefício: ponderações relacionadas ao conforto também estão na lista. Por exemplo: esse automóvel possui direção elétrica? Ar- condicionado? Afinal, o bem-estar do motorista pode influenciar também em sua produtividade e segurança.

Locação de veículos

No modelo de locação, o destaque está na otimização de recursos, uma vez que a modalidade pode representar a economia de 10% a 20% a depender do segmento de atividade empresarial da contratante. Outro ganho importante é a melhora de performance por conta do maior controle dos custos de operação. Os itens que devem ser considerados ao contratar essa modalidade são:

  • Redução de investimento: ao optar pela locação a empresa deixa de investir recursos na compra de veículos, que podem ser utilizados em questões operacionais, como manutenção da folha de pagamento ou inovações, por exemplo. Isso proporciona efeitos positivos diversos, como a redução da necessidade de capital de giro e aumento do índice de liquidez do negócio, uma vez que há a substituição da imobilização de capital por custo de locação;
  • Manutenção: nesse caso, todos os procedimentos envolvendo cuidados e preservação do veículo são de responsabilidade da empresa contratada;
  • Benefícios: preocupações com conforto e qualidade estão entre as prioridades das locadoras de veículos.

Financiamento e aluguel de carros: decisão

Ao analisar qual a melhor escolha entre financiamento e aluguel de carros, todos os itens devem ser considerados. Para empresas que desejam sanar questões mais pontuais, visando a otimização de recursos, a locação é a opção mais indicada. Por outro lado, caso a intenção seja modificar o veículo ou participar de todos os processos de manutenção e escolhas, a melhor opção pode ser o financiamento.

Se entre o financiamento e aluguel de carros, sua escolha for a terceirização, conte com a Unidas Frotas. Com mais de 45 anos, a empresa é especialista em gestão e locação de frotas de veículos, máquinas e equipamentos pesados para clientes corporativos. A empresa está entre as líderes do segmento em todas as suas linhas de negócio. Para isso, contamos com uma excelente estrutura, capaz de atender empresas de pequeno, médio e grande portes.

Fale conosco e tire suas dúvidas!

Acompanhe nosso blog e nos siga no Linkedin

Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar proposta para a minha empresa

Fale Conosco

Protegemos sua privacidade: não utilizamos seus dados para enviar qualquer tipo de SPAM.

Locação e Vendas

0800 717 2020

Atendimento ao Cliente

0800 600 6876