Sem categoria

Quais os benefícios da gestão de máquinas agrícolas no setor de grãos.

Admin - março 09, 2021

A indústria de equipamentos e máquinas agrícolas está aquecida. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) mostram um avanço de 27% nas vendas em 2020. O aumento da safra no último trimestre do ano foi responsável por grande parte desse movimento. Assim, essa onda de crescimento tem aquecido também o mercado de locação e gestão de máquinas agrícolas e equipamentos. Cada vez mais procurado como alternativa para produtores de grãos e empreendedores do agronegócio.

Para 2021, as perspectivas para o setor de grãos seguem positivas segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A safra deve atingir o terceiro recorde consecutivo, em 2021. Somando 260,5 milhões de toneladas, com crescimento de 2,5% em relação ao ano anterior, informa o IBGE.

Seja para plantação, colheita ou transporte de grãos, a locação e gestão de máquinas agrícolas e equipamentos tem como principal vantagem a não mobilização do fluxo de caixa na compra dos ativos. Dessa forma, é possível aplicar o capital em aumento de produtividade. Ou seja, ao terceirizar os cuidados dos veículos e equipamentos para uma empresa especializada, os empreendedores do setor de grãos conseguem melhor direcionar seus recursos para o crescimento e inovação do seu negócio. Como, por exemplo, em tecnologias que geram maior produção por hectare.

Já consolidada no mercado internacional, a modalidade de locação e gestão de frotas também proporciona redução da necessidade de capital de giro e aumento do índice de liquidez do empreendimento. Isso porque, a locatária passa a substituir a imobilização de capital por custo de locação.

Considere os benefícios

Se você é empresário, administrador, investidor ou produtor no setor de grãos e está em dúvida se a  locação e gestão de máquinas agrícolas é uma boa opção para o seu negócio, confira a seguir a análise de algumas das características e vantagens de terceirizar a frota destinada ao setor de grãos:

  • Disponibilidade de equipamentos sempre atualizados: a melhor  disponibilidade mecânica de máquinas e equipamentos agrícolas varia de 48 a 60 meses, tempo de duração média de um contrato de locação. Dessa forma, garante-se que a utilização da mesma seja mais eficiente. Após esse período, o ativo demanda custos mais elevados de manutenção e consequentemente passa a ser menos produtivo. Assim sendo, essa é uma vantagem da locação se comparada com a compra de um bem de alto custo. Já que, ao final do contrato, é possível renovar a parceria com a empresa terceirizadora com máquinas e equipamentos alinhados às novas tecnologias.
  • Redução de custos operacionais: custo de manutenção, desgaste do ativo e despesas relacionadas a mobilização do capital devem ser avaliadas na hora de considerar a locação de veículos pesados. Especialmente quem faz a locação agregada com o serviço de gestão de manutenção,  obtém como vantagem a redução de custo operacional que teria com pessoas envolvidas na administração da frota. Dessa forma, aconselha-se a locação com manutenção, para que as revisões preventivas e corretivas sejam administradas pela empresa especializada de forma profissional.

Saiba quais ativos é possível locar 

Itens para preparo do solo, como tratores de alta potência, além de caminhões e máquinas destinados ao plantio, cultivo e colheita, entre eles pulverizadores autopropelidos, distribuidores de adubo sólidos e colheitadeiras estão disponíveis para locação. Além disso, podem ser locados equipamentos da linha amarela, como pá carregadeira, motoniveladora e escavadeiras, entre outros ativos de acordo com demanda do cliente.

Para isso, a Unidas Frotas disponibiliza itens multimarcas, orçados de acordo com o perfil e demanda do cliente. Além disso, os produtores e empreendedores também podem aproveitar o contrato para fazer a locação de veículos leves para uso diário em atividades administrativas e comerciais.

Compra ou locação e gestão de máquinas agrícolas? Qual a melhor opção? 

Entre a compra ou a locação e gestão de máquinas agrícolas, qual a melhor opção? Ao tomar essa decisão, é importante colocar na balança vantagens e desvantagens. Itens como: manutenção, desgaste, investimentos, benefícios, custo benefício são algumas das formas de analisar a melhor alternativa. Desta forma, será possível chegar à conclusão de qual opção é mais vantajosa e que melhor otimiza os recursos da empresa.

Para ajudar o cliente a entender se a locação é uma boa opção para o seu negócio, a Unidas Frotas possui um diferencial importante para este momento de pesquisa. Os consultores da empresa estão à disposição para fazer um estudo personalizado e mostrar a viabilidade da locação para cada caso. Desta forma, é possível compreender melhor a necessidade de cada cliente e realizar um pacote personalizado.

Conte com especialistas!

Há 47 anos, a Unidas Frotas oferece soluções completas para sua empresa, com a locação e gestão de frotas. Dentro desse contexto, oferecemos praticidade e comodidade em diferentes áreas de atuação. A transparência, excelência e qualidade de nossos serviços ajudaram a construir parcerias de longo prazo. Assim sendo, projetamos estratégias e prestamos consultoria de acordo com a necessidade de cada empreendimento. Para isso, contamos com uma excelente estrutura, capaz de atender empresas de pequeno, médio e grande portes.

Acompanhe nosso blog e nos siga no LinkedIn.

Fotos: Máquina pulverizadora Jacto Uniport 3030 – Banco de imagens Jacto e Colheitadeiras Case durante colheita de soja no Mato Grosso do Sul.

Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar proposta para a minha empresa

Fale Conosco

Protegemos sua privacidade: não utilizamos seus dados para enviar qualquer tipo de SPAM.

Locação e Vendas

0800 717 2020

Atendimento ao Cliente

0800 600 6876