Terceirização de Frotas

Como otimizar o transporte de bebidas usando os benefícios da terceirização de frotas para o setor?

Admin - julho 22, 2021

O segmento de bebidas tem registrado alto índice de crescimento no Brasil, e perto do mês de agosto, empresas do setor precisam se preparar para atender a alta demanda de vendas, que tem pico entre dezembro e fevereiro, período de temperaturas mais elevadas no país. A terceirização de frotas pode ser uma alternativa vantajosa, já que permite a personalização de caminhões para esse tipo de transporte e diversas facilidades na manutenção desses veículos.

Outra vantagem é que, além da locação de pesados, empresas também podem terceirizar veículos leves e a gestão da frota, principal gargalo no segmento de alimentos e bebidas, de maneira geral, como no ramo de supermercados.

Fabricantes e distribuidores de bebidas, desde grandes marcas até micro e pequenas empresas podem encontrar na locação de leves e pesados uma série de vantagens para seus negócios, entre elas as questões tributárias, que você confere a seguir:

Benefícios da terceirização de frotas para o transporte de bebidas

  • Preços mais atrativos

Por conta da variação do pico de demandas no setor, algumas empresas costumam optar pela locação SPOT, que oferece ativos por um prazo menor, e por isso, parece ser mais atrativa. No entanto, a principal vantagem da terceirização de caminhões para o transporte de bebidas é ter acesso a preços mais acessíveis, mesmo considerando eventual ociosidade por um breve período.

Conforme sugere Fernando Menezes, gerente Comercial de Pesados da Unidas Frotas, uma alternativa muito utilizada para evitar as máquinas paradas é a diversificação de atuação do negócio. Pensando nisso, algumas empresas acabam trabalhando com outros segmentos como distribuição de alimentos, cigarro e até materiais de construção, já que os mesmos implementos podem ser utilizados para o transporte desses insumos. “Atuar em outras operações de distribuição ao longo do ano, aproveitando a frota durante todo o contrato, acaba tornando os preços e os negócios mais atrativos”.

  • Vantagens tributárias

Com o IRFS 16 — Norma Internacional de Relato Financeiro promulgada pelo International Accounting Standards Board, para fornecer orientação sobre a contabilização de arrendamentos mercantis — que entrou em vigor 2019, a locação passou a ser mais atrativa de forma geral para o mercado. Isso ocorreu porque, na tarifa da transação, o único imposto cobrado é o Pis e Cofins, e com a mudança, caso a empresa seja de lucro real, ao final do ano, poderá ter um abatimento de 34% no imposto de renda. “Hoje as empresas priorizam essas vantagens financeiras para fechar o pacote de locação. Estão olhando mais para o lado da economia”, comenta Caio Milani, representante comercial por grandes contas do segmento Rodoviário na Unidas Frotas.

  • Cross Selling com frotas leves: ao terceirizar os caminhões, além de todos os benefícios inclusos, há também a possibilidade de um cross selling com veículos leves. Ou seja, é possível também renovar a frota de carros e picapes, com preços mais atrativos.
  • Adequação às necessidades do cliente

Outra vantagem é que os caminhões locados podem ser personalizados de acordo com as necessidades do cliente, levando em conta características técnicas do implemento, pintura, adesivação e acessórios, padronizando tudo de acordo com a marca da empresa. Ao final do contrato, a frota pode ser devolvida sem nenhuma necessidade de alteração.

  • Foco na qualidade

Ao desenvolver parcerias com empresas especializadas na terceirização de ativos, é possível ter foco total na distribuição e transporte de bebidas, já que a manutenção fica a cargo terceirizadora. Desta forma, não é preciso ter a preocupação com caminhões parados no pátio e atraso nas entregas, já que existe a possibilidade de utilizar veículos reserva.

  • Ativos renovados

Caso a empresa já possua frota própria, a Unidas Frotas pode comprar a frota do cliente e locar ativos novos. Com o dinheiro da venda, é possível investir em melhorias no próprio negócio.

  • Compra mais barata

Após o período de locação, caso seja um desejo do cliente comprar a frota, é possível adquiri-la por um valor simbólico. A empresa usufrui dos benefícios fiscais e ainda adquire o bem por um preço mais em conta.

Que tipo de frota pode ser locada?

Existem caminhões específicos para o transporte e distribuição de bebidas entre centros de distribuição e comércio. Podem ser locados máquinas como ¾, toco, truck, mas também os mais específicos, desenvolvidos exclusivamente para esta finalidade. “Hoje os principais modelos são o 13.180 da Volkswagen e 1316 Mercedes, ambos 6X2. São caminhões específicos para cargas de bebidas porque tem capacidade de levar carga pesada, mas são pequenos, facilitando entregas urbanas e a mobilidade na cidade. Já o toco e truck são para abastecimento de centros de distribuição, pois percorrem distâncias maiores”, explica Menezes.

Principais modelos utilizados

  • 4 Pallets – Delivery 11.180 4×2
  • 6 Pallets – Delivery 13.180 6×2 ou 11.180 4×2* (sobrecarga)
  • 8 Pallets – Robust 17.190 4×2 (Bebida c/ kit rebaixamento)
  • 10 Pallets – Robust 23.230 6×2 (Bebida c/ kit rebaixamento)
  • 12 Pallets – Constellation 24.280 6×2 ou Robust 24.260 6×2
  • 14 Pallets (Sider) – Constellation 30.280 8×2

Veículos leves indicados para o segmento

  • Fiat Strada;
  • Saveiro, da Volkswagen;
  • Montana, da Chevrolet.

O que a Unidas Frotas oferece para o setor?

Terceirização de frota simples: nesse caso, a companhia oferece apenas a locação do veículo, sem manutenção. Caso a empresa prefira fazer a manutenção própria, é possível ter essa flexibilidade, além de ser uma opção mais barata.

Terceirização com manutenção: nesta modalidade, a empresa loca os caminhões ou ativos leves e tem direito a manutenção corretiva e preventiva, além da substituição dos pneus quando necessário. “Isso tira um peso das costas dos gestores da frota. A nossa equipe vai monitorar a quilometragem, fazer revisão, trocar pneus e o cliente paga um valor fixo por isso”, finaliza Milani.

Gestão de frota: inclui todo o processo de administração profissional dos veículos e equipamentos de diversos tipos de operações. A companhia disponibiliza consultoria durante o processo, assessoria na elaboração ou revisão da Política de Frota; o controle das documentações e licenciamento; administração das multas, do seguro, dos pneus, sinistros e carros reserva em caso de acidente. O serviço também oferece capacitação e materiais de direção defensiva para boas práticas no trânsito.

Conheça a Unidas Frotas!

Há quase 50 anos, a Unidas Frotas é pioneira na terceirização de máquinas e equipamentos. A companhia oferece ativos novos, manutenção corretiva e preventiva e tarifas mais baixas de locação. A Unidas Frotas vem crescendo ano a ano, com foco em soluções inovadoras para atender as necessidades de seus clientes.
Conheça nossas soluções e nos siga em nossas redes sociais.

Foto destaque: Divulgação Mercedes Benz

Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar proposta para a minha empresa

Fale Conosco

Protegemos sua privacidade: não utilizamos seus dados para enviar qualquer tipo de SPAM.

Locação e Vendas

0800 717 2020

Atendimento ao Cliente

0800 600 6876